sexta-feira, 3 de novembro de 2017

As tendências evolutivas interpelam a Educação e os Sistemas Educativos

De facto, quando nos referimos à plena expansão da personalidade humana, ao favorecimento da compreensão, da tolerância, (...), verificamos que este novo paradigma de mudança em termos como a Escola é concebida tem de ter lugar. Como o professor António Nóvoa refere, a escola tem de mudar de paradigma. Este ensino tão compartimentado que existe na maioria das escolas portuguesas tem de ser alterado, repensado, e não se focar apenas numa Educação de conteúdo, mas sim numa Educação orientada para competências que visem a plena expansão da personalidade humana, como refere Ramos (2007) "O desafio colocado aos sistemas educativos para o futuro é o de evoluir no sentido de privilegiar mais a imaginação, a criatividade, a comunicação, o trabalho em equipa, entre outros aspetos que normalmente não são tão trabalhados e desenvolvidos por se dar prioridade, na maioria das vezes, ao conhecimento em abstrato".  De facto, devemos querer uma Educação para o Século XXI que verse o indivíduo como parte integrante de uma sociedade que está em constante mutação, que forme cidadãos com competências digitais, assentes na criatividade, na capacidade de (re)inventar, de liderar em equipa, (...), ou seja, com pensamento próprio e moldável, de acordo com as situações momentâneas da sociedade em constante desenvolvimento.
Todos nós, enquanto professores devemos estar conscientes desta necessidade de mudança!
Há que (re)inventar!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O impacto e o papel das tecnologias digitais podem ter no atual paradigma educacional e na configuração dos sistemas educativos contemporâneos

    Vivemos numa sociedade em permanente mudança, controlada por leis, valores e preferências instáveis. Alvin e Heidi Toffler, alertam-nos...